Sinônimos
Sarna negra, demodicose, sarna demodécica.
O que é?
Dermatite parasitária de caráter hereditário, causada pelo ácaro Demodex spp, habitante natural da microbiota canina e felina. Este ácaro se transmite normalmente por ocasião da amamentação, pelo contato da pele da mãe com a pele do filhote nos primeiros dias de vida, e a doença só vai se manifestar mais tarde, entre 3 e 18 meses de vida, ou nos animais adultos ou muito idosos, onde normalmente é sinal precedente de alguma doença imunosupressiva.
É comum nos cães e rara nos gatos.
Todos os animais acometidos devem ser castrados ou afastados da reprodução.
Sintomas principais
Forma localizada: lesões alopécicas, descamativas, pouco ou nada pruriginosas, em qualquer parte do corpo. Acomete preferencialmenteos filhotes de 3 a 6 meses de idade e pode havre cura espontânea em 6 a 8 semanas.
Forma generalizada: grandes áreas de perda pilosa, acompanhadas por eritema, descamação, hiperqueratose , hiperpigmentação e por vezes foliculite bacteriana secundária. Em casos crônicos formam-se úlceras e fístulas cutâneas, há febre, prostração e dor.
Pododermatite demodécica: modalidade lesional restrita aos espaços inter-digitais e entre os coxins, acompanhada de edema, claudicação, fístulas e lambedura constante das extremidades.
Em nenhuma das formas há transmissão horizontal, isto é, para outros animais ou para o homem, mas apenas vertical, de mãe e/ou pai para filhotes.
O pai participa da etiopatogenia através da transmissão de um fator humoral imunosuressor.