O que é?
É uma dermatopatia vesico-bolhosa ou pustular da pele e das mucosas, que acomete as espécies canina, felina, humana, equina e caprina.
Classificam-se em Pênfigo Vulgar, P. foliáceo, P. Eritematoso e P. Vegetans. Surgem devido a produção de auto-anticorpos direcionados ao glicocálix dos queratinócitos, ou seja, a estruturas proteicas das próprias células da epiderme que servem para mantê-las mais unidas entre si. Este processo culmina com a perda de coesão inter-celular, levando à acantólise, culminando com a formação de vesículas e bolhas. A causa é desconhecida, mas há hipóteses como fatores emocionais, luz UV, hereditariedade e uso de medicamentos.
O P. foliáceo é a forma mais comum, sendo todos eles mais frequentes nos cães em detrimento aos gatos.
Sintomas principais
P. Vulgar: vesículas, bolhas e úlceras (cavidade oral, junção muco-cutânea e pele-axila e virilha), paroníquia e onicomadese, anorexia, depressão e febre. é a forma mais grave, com pior prognóstico.
P. vegetans: vesículas, vegetações verrucosas e papilomas.
P. foliáceo: máculas, pústulas e crostas na cabeça, orelhas e patas, tornando-se generalizada. Poupa junção muco-cutânea e pode acometer unhas. Anorexia, depressão e febre.
P. Eritematoso: é uma variante benigna do P. Foliáceo, que acomete apenas
orelha e cabeça.